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Treinamento funcional: Conheça todos os benefícios desse treino inovador!

Não é todo mundo que gosta de uma rotina de academia e, muitas vezes, é isso que faz com que muitas pessoas não consigam seguir com as atividades físicas por muito tempo. A sala de quatro paredes e a repetição de exercícios nas máquinas podem ser bem desestimulantes.
 
Se você é uma dessas pessoas que não suporta uma academia e não consegue frequentar por muito tempo, a solução para o seu problema é o treinamento funcional. Com uma filosofia diferente, essa atividade pode ser feita em qualquer lugar e tem ganhado adeptos de todos os lugares pelos resultados que oferece.
 
O que é? Com uma gama de exercícios, o treinamento funcional é uma atividade focada em movimentos naturais do dia a dia. Ou seja, todos eles imitam movimentos que você já está acostumado a fazer, como: pular, correr, agachar, subir escada, etc. Assim, além de perder aqueles quilinhos você desempenha atividades simples com muito mais facilidade, trabalhando questões como a coordenação motora, fortalecimento muscular, flexibilidade, equilíbrio, entre outros.
 
O treinamento funcional ajuda a emagrecer? Sim! O treinamento funcional envolve diversas atividades com o seu corpo que ajudam a perder calorias. A diferença dele e dos treinamentos tradicionais de academia, é que ele pode ser percebido de forma mais eficaz no seu dia a dia. Ele irá te ajudar a caminhar com mais energia e sem muito esforço, subir escadas, carregar pesos, tudo isso resultando em condicionamento físico melhor.
 
Além disso, irá te estimular a preferir ir pelo caminho mais “pesado” do que o mais simples. Com isso, você pode começar a trocar o elevador por aquela escada. Invés de pegar o carro para ir em algum lugar que não é tão longe, irá caminhando. São práticas simples e diárias que fazem toda a diferença no processo de emagrecimento.
 
Quais os benefícios? Os benefícios do treinamento funcional são além da perda de peso, mas como também para uma melhor qualidade de vida. Dentre eles, se destacam: Fazer atividades onde quiser, pode ser em casa, no quintal, na praia, no parque, na praça etc; Você pode escolher quais habilidades deseja trabalhar, fazendo um treinamento específico para o que você deseja como resultado; Possui inúmeros tipos de exercícios e você não cai no marasmo dos mesmos exercícios todos os dias; Você irá treinar habilidades motoras; Melhor percepção dos seus movimentos; Correção da postura; Melhora do equilíbrio e força muscular; Maior flexibilidade; Emagrecimento e definição do corpo.
 
Exercícios de treinamento funcional O treinamento funcional possui muitos tipos de exercícios e a escolha depende apenas de você e do foco que você deseja. Cada um foca em algumas partes do corpo e habilidades diferentes, como: Coordenação motora; Flexibilidade; Agilidade; Equilíbrio; Força; Aptidão cardiorrespiratória.
 
Os exercícios podem ser feitos em circuitos ou séries alternados, como: Saltos; Giros; Agachamentos; Pilates; Entre outros.
 
Para realizar alguns é necessário alguns objetos para auxiliar, mas também é possível fazer sem nada e utilizar o peso do próprio corpo como instrumento. Dentre os instrumentos utilizados, destacam-se: Bolas; Elásticos; Cordas; Cones; Barras; Steps; Bastões.
 
Treinamento funcional para idosos Apesar do treinamento funcional ser um ótimo aliado à perda de peso, ele pode ser feito com outros focos e propósitos. Como dito, ele auxilia na melhora de várias atividades que realizamos diariamente e para quem possui dificuldade com isso, o treino se torna ideal. É o casos dos idosos, que por causa da idade acabam perdendo um pouco da força, flexibilidade e equilíbrio. Isso faz com que amarrar um sapato, por exemplo, se torne uma tarefa mais difícil. Desta forma, o treinamento funcional e torna muito útil e melhora a qualidade de vida dos mais velhos.
 
Antes de começar, é necessário uma liberação do médico e é indicado um acompanhamento de um profissional. Também são inúmeras exercícios que podem ser feitos, sendo eles: Treinamento de força: que ajudará a estimular a força para realizar atividade como carregar sacolas, levantar coisas pesadas etc. Treinamento de equilíbrio: que ajudará a caminhar melhor, melhorar a postura e evitar quedas. Treinamento de flexibilidade: que ajudará a se movimentar melhor para pegar coisas mais altas e longes, amarrar o sapato etc. Treinamento de resistência: que ajudará a caminhar por mais tempo, subir escadas sem perder o fôlego etc.
 
Treinamento funcional infantil Achou que só os adultos podiam fazer o treinamento funcional? Pois as crianças também podem entrar nessa. É indicado tanto para crianças acima do peso para emagrecer como as que estão com o peso normal para devolver mais habilidades e se tornarem um adulto mais saudável. Dentre os benefícios, estão: Desenvolvimento motor e cognitivo; Mais flexibilidade, equilíbrio e força; Consciência corporal e controle mental; Regula o sono e o apetite; Percepção coletiva mais ampla.
 
Fonte: https://www.suplementosbrasil.org/academia-2/treinamento-funcional/