BLOG

Alimentação adequada é fundamental!

Uma dúvida muito frequente entre as pessoas que praticam atividades físicas é: o que devo comer antes o exercício físico? A resposta depende, principalmente, do intervalo entre a refeição e o treino.
 
De maneira geral, é indicado consumir carboidratos com alto índice glicêmico, 30 minutos antes de começar o treino. Isso porque esses alimentos fornecem energia de forma mais rápida para o organismo. Veja alguns exemplos:

– pão branco com geleia
– frutas secas
– picolé ou suco de frutas
– banana em rodelas com mel

ATENÇÃO: No período próximo ao treino, evite alimentos ricos em gorduras para que a glicose seja liberada rapidamente.
Se o tempo entre a refeição e o treino for de aproximadamente uma hora, o ideal é investir nos carboidratos com baixo nível glicêmico, que tem ação mais lenta no organismo para liberar a glicose, necessária para dar energia durante a atividade. Uma boa ideia é consumir juntamente com alguma fonte de proteína, sempre com baixo teor de gordura.
Veja algumas sugestões:

– Lanche de pão integral e queijo branco ou pão integral com patê de atum e cenoura
– Vitamina de frutas com leite, os leites vegetais como os de amêndoa, aveia e soja também podem ser usados
– Granola e iogurte com baixo teor de gordura

Atenção: é preciso comer antes do treino, mesmo que a atividade seja leve. Jamais faça uma atividade física se estiver a mais de 3 horas sem comer!
 
A alimentação saudável não diz respeito apenas ao tipo de alimento que você consome, mas também como você fraciona a sua alimentação ao longo do dia. Quem pratica atividade física, de leve a moderada, precisa comer antes e depois, para garantir uma boa saúde.
Durante o treino, ocorre desgaste das fibras musculares e redução das reservas energéticas e de água. Por essa razão, comer depois da atividade é fundamental para recuperar o organismo. O ideal é caprichar na salada, que deve ser temperada com azeite, limão, ervas e pouco sal. Escolha o arroz integral, uma carne magra (frango ou peixe), feijão ou outra leguminosa, como ervilha, grão-de-bico, etc. De sobremesa, uma fruta ou uma gelatina.
Se você quer ganhar massa muscular, cuidado: não adianta comer só proteína! Siga o modelo acima, de um prato saudável, completo e nutritivo. Além disso, dê preferência às proteínas de alto valor biológico, como o frango e as carnes vermelhas e escolha sempre os “cortes” mais magros.
Lembre-se ainda de manter seu corpo hidratado, antes, durante e depois do treino. Aquela história que para perder peso é importante transpirar e perder água é pura bobagem! Uma redução de peso adequada proporciona a perda da gordura corporal e não provoca desidratação.  
Agora que você já sabe o que deve comer antes e depois do treino, que tal começar uma atividade física? Aproveite para fazer caminhadas, pedalar, passear com o cachorro, etc. Todo exercício é válido para escapar do sedentarismo.
  fonte: meupratosaudavel.com.br