BLOG

10 Benefícios do Spinning Para Boa Forma e Saúde

Há inúmeras formas para você pedalar, seja ao ar livre, ou dentro da academia. Não pense que os benefícios do Spinning são apenas eliminar algumas calorias e tonificar os membros inferiores, pois o exercício aeróbico pode exercer função motivacional muito maior.
 
É interessante que você avalie os seus objetivos de boa forma e ligue-os aos treinos de Spinning, assim você poderá reconhecê-los como aliados importantes para ficar mais próximo de sua boa forma, e o melhor de tudo, com saúde de qualidade.
 
1. Controle de peso
Um treino de Spinning de 45 minutos possibilita que você elimine em média 500 calorias, o que é uma quantidade enorme, se comparado aos demais exercícios aeróbicos. Devemos destacar que a quantidade de calorias que você queimar vai depender da intensidade particular de seu treino.
 
O ideal é que você ajuste a bicicleta de acordo com a intensidade que deseja, sempre visando progresso de resistência física. Todo mundo deseja manter uma boa forma, e sendo aliada a uma qualidade de saúde, o ato de pedalar pode se tornar ainda mais prazeroso.
 
2. Construção de tônus muscular
As pedaladas aprimoram a qualidade dos músculos dos membros inferiores. Os benefícios do Spinning podem se estender sobre os músculos da região dos quadríceps, coxas e glúteos. Você ainda pode aumentar ou diminuir a tensão exigida pela bicicleta, para assim simular subidas ou descidas. Dessa forma, você também trabalhará músculos das panturrilhas.
 
Estendendo-se um pouco mais, ao se posicionar corretamente sobre a bicicleta, e com controle de respiração, você poderá tonificar os músculos da região abdominal, principalmente porque quanto mais rápido você pedalar, mais gordura queimará, assim, com a camada de gordura mais fina, os músculos ficarão mais evidentes. Ao pedalar de forma mais lenta, você aplicará uma maior tensão, trabalhando também os músculos de forma diferenciada.
 
3. Aumento de resistência cardiorrespiratória
A prática regular de Spinning pode te ajudar a construir uma maior resistência cardiorrespiratória. Isso se torna um dos maiores benefícios do Spinning, principalmente se você é iniciante e durante os exercícios se sente fraco ou ofegante. Essa melhora na resistência pode ser reconhecida até nas atividades mais triviais do dia a dia, você poderá reconhecer que não sentirá desconfortos ao subir lances de escadas, caminhará com mais facilidade, e se manterá bem disposto durante todo o dia, assim rendendo mais em suas tarefas diárias.
 
4. Exercício de baixo impacto
O Spinning pode ser reconhecido como um exercício de baixo impacto, pois ele não exige que seja posta alta pressão sobre os joelhos e articulações, diferenciando-se da maioria das opções de exercícios aeróbicos. O Spinning, se praticado respeitando as condições físicas pessoais, pode auxiliar no tratamento de artrite, assim reduzindo desconfortos e dores.
 
5. Alivia o estresse
Qualquer exercício é importante para o alivio de tensão e estresse. As aulas de Spinning podem ser muito eficientes e mais benéficas que chás calmantes. Os instrutores estão presentes para te motivar durante todo o treino, e o ambiente com música contribui para um ambiente descontraído e favorável à distração e envolvimento social.
 
6. Reduz riscos de lesão
Enquanto as corridas e demais exercícios de alta intensidade apresentam alto risco de lesões, aventurar-se em uma aula de Spinning oferece menos riscos de ferimentos que as demais atividades. Recomenda-se realizar alongamentos antes e após a prática de Spinning, para que assim todos os músculos possam se preparar para as pedaladas motivacionais.
 
7. Tempo ajustável
As bicicletas ergométricas possibilitam que as tensões sejam ajustadas de acordo com a metodologia da aula e condicionamento físico de cada aluno. Os instrutores podem indicar a tensão recomendada de acordo com suas habilidades e objetivos de aptidão.
 
8. Acompanhamento de progresso
A maioria das bicicletas ergométricas conta com alguns dispositivos que possibilitam o controle da quantidade de calorias queimadas, a quilometragem percorrida e até mesmo o seu pulso. Essas informações são fundamentais para um bom controle e acompanhamento de seu progresso. Isso com certeza pode ser considerado um dos benefícios do Spinning, por ser um fato motivador para você dar continuidade ao seu planejamento.
 
9. Pode ser praticado durante o ano todo
Diferenciando-se de atividades como corridas e esportes que não podem ser praticados ao ar livre com tempo desagradável, você poderá usufruir dos benefícios do Spinning durante todo o ano, até mesmo nos meses com temperaturas mais extremas, já que as aulas são ministradas dentro de ambientes climatizados e com o suporte necessário para você se manter fisicamente ativo.
 
10. Não tem idade
As aulas de Spinning ainda podem contribuir para que a família se mantenha unida também nos exercícios físicos. Independente da idade, os praticantes podem se unir em uma mesma aula, assim se divertirão e desfrutarão de uma melhor saúde ao trabalhar o corpo. Independente da idade, se uma criança iniciar a pratica de Spinning, esta pode adotar a prática até sua velhice, caso queira.
 
11. Diversão certa
Pois é, não pense que as aulas de Spinning são concentradas apenas na intensidade dos exercícios, a ideia é que você se divirta, conheça novas pessoas e curta as músicas escolhidas para embalar os treinos. Os gostos musicais podem ser comparados e novas afinidades podem ser descobertas com a convivência. A atmosfera criada para motivar é diferenciada e simula um passeio agradável com companhias que buscam objetivos semelhantes aos seus. As aulas de Spinning podem se tornar os momentos onde você se desliga de toda rotina e problemas cotidianos, prendendo-se apenas ao seu treino.
 
12. Cabe na sua rotina
Se você é daquelas pessoas que adiam o começo da prática de exercícios físicos, escolher as aulas de Spinning pode ser uma ótima ideia, pois acontecem com um tempo de 45 a 60 minutos, o que possibilita que você faça um planejamento de sua rotina com essa reserva de tempo limitado para essa prática.
 
As academias oferecem essas aulas em todos os turnos, basta você buscar aquela que mais se adequa à sua rotina, dessa forma, temos certeza que se manterá firme no propósito e praticará as pedaladas regularmente, principalmente porque as aulas são ministradas com dias intervalados, o que contribui para que você se recupere para um próximo treino mais intenso e não se sobrecarregue com as tarefas cotidianas.
 
Fonte - https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-do-spinning-para-boa-forma-e-saude/